Quarto de Estar:
a liberdade como linguagem no ambiente de Dunia Zaidan
A CASACOR Minas 2025, encerrada em 5 de outubro, reafirmou a força da criatividade mineira ao propor novos diálogos entre arte, arquitetura e design. Entre os projetos que mais se destacaram está o Quarto de Estar, assinado por Dunia Zaidan, com o Vinílico Campestre Cinza da Terratile um espaço que rompe convenções e resgata a essência do habitar como expressão autêntica.

A proposta nasce da observação de um paradoxo contemporâneo: nunca tivemos tanto acesso à informação, referências e tendências e, paradoxalmente, os projetos se tornam cada vez mais semelhantes. O “bom gosto universal”, baseado na neutralidade e na praticidade, acaba nivelando a singularidade criativa e apagando nuances pessoais.


Dunia propõe o caminho oposto. O Quarto de Estar é uma declaração de independência estética, onde a liberdade formal e a subjetividade assumem protagonismo. O design deixa de ser apenas funcional e passa a ser manifesto um meio de provocar sentidos, revelar identidades e desafiar padrões.
A composição valoriza texturas, volumes e obras de arte que instauram diálogo entre conforto visual e expressão individual. O Vinílico Campestre Cinza reforça essa narrativa ao unir tecnologia e sensorialidade. Com tonalidade neutra e textura que reproduz a madeira em tom acinzentado claro, o produto combina elegância natural, resistência e fácil manutenção, equilibrando modernidade e organicidade de forma precisa.

Ao unir arte, design autoral e técnica, Dunia Zaidan propõe um novo olhar sobre o morar contemporâneo: menos previsível, mais pessoal espaço que celebra a pluralidade estética e convida a sentir o tempo e o lugar de forma genuína.
