Primeiro Prêmio Jovens Arquitetos TerraTile

premio jovens arquitetos

O Primeiro Prêmio Jovens Arquitetos TerraTile leva a primeira Casa de Praia para a CASACOR Minas Gerais

 

Em junho de 2022, a TerraTile promoveu o 1º Prêmio Jovens Arquitetos TerraTile com o objetivo de reconhecer, apresentar e promover profissionais talentosos emergentes. Uma oportunidade para um exercício plástico arquitetônico em projetos.

 

TEMA: Pequena Casa de Praia

 

Neste “novo mundo”, as relações das pessoas com os espaços criaram novas necessidades e oportunidades para os profissionais de arquitetura. O trabalho remoto possibilitou a busca por melhores locais para morar e trabalhar, como as casas de campo, de montanha e de praia. Esse processo potencializou a valorização da qualidade de vida, dos espaços bem projetados e da percepção da arquitetura como elemento que incorpora sustentabilidade construtiva, economia e inovações tecnológicas.

 

Essa nova perspectiva do habitar cria, assim, diferentes contextos arquitetônicos. Portanto, o Prêmio Jovens Arquitetos TerraTile busca explorar as potencialidades desses novos horizontes com a possibilidade de concretizá-las na CASACOR Minas Gerais 2022.

 

A ideia da Casa de Praia foi inspirada na liberdade criada pelos novos formatos de trabalho, mais especificamente o remoto, que dá a possibilidade de se habitar novos lugares.

 

O Primeiro Prêmio Jovens Arquitetos TerraTile tem o apoio da Ricam Engenharia, Templuz e Casoca e visa reconhecer, apresentar e promover arquitetos talentosos, contribuindo para suas divulgações e inserções no mercado e teve sua inscrição encerrada no dia 3 de junho de 2022.

 

A Ricam Engenharia tem sido parceira da TerraTile em diversas oportunidades, nas obras da CASACOR e nas obras de restauração. A TerraTile também conta com a parceria da Casoca praticamente, desde o seu início. E agora, a Templuz se junta a este projeto de valorização da boa arquitetura.

 

Premiação

 

A TerraTile premiará o vencedor com uma participação na CASACOR Minas Gerais.

 

A Casa de Praia será montada na CASACOR a partir do dia 20 de junho, conforme planta de implantação disponibilizada no site do concurso. A Mostra que uma das principais exposições de arquitetura, interiores e paisagismo acontecerá em Belo Horizonte de 9 de agosto a 25 de setembro no Parque do Palácio.

 

 

Parâmetros e processo de avaliação

 

Foi avaliado o impacto e carácter inovador, a qualidade dos espaços e da materialidade da obra apresentada.

Outro ponto importante para o julgamento do Primeiro Prêmio Jovens Arquitetos TerraTile é o conforto ambiental e a sustentabilidade energética (apesar de a casa estar

montada em Minas Gerais, no inverno, foram considerados os parâmetros de uma casa de praia).

A construtibilidade do projeto foi outro ponto essencial para a avaliação, compreendendo que a obra é cenográfica e a mesma ficará montada por menos de dois meses no local da exposição, e considerando também sua construção em um contexto de praia, assim como suas possibilidades de reciclagem ou reaproveitamento;

O impacto da obra no conjunto do espaço da CASACOR Minas Gerais também foi levado em consideração, assim como a acessibilidade, de modo que pessoas com mobilidade reduzida ou não usufruam da mesma experiência apresentada no projeto.

O evento de divulgação do vencedor aconteceu no dia 11 de junho de 2022 às 17 horas, na TerraTile em Belo Horizonte e os premiados poderão ser vistos na CASACOR Minas Gerais a partir do dia 9 de agosto.

 

Não deixe de acompanhar aqui o nosso blog, pois em breve vamos divulgar outros projetos também premiados. Fique ligado!

Compartilhe:
Fale conosco