Uma arquitetura “de verdade” tende a durar mais
Nos últimos anos tornou-se lugar comum produtos altamente industrializados imitando materiais naturais. Cerâmicas que imitam cimento, cimento que imita cerâmica, pvc que imita madeira… Grandes indústrias passaram a produzir porcelanatos que imitam mármore, madeira, bambu, ferro… Produtos cimentícios, que surgiram há quase 20 anos, como um sopro novo para o segmento, aos poucos foram caindo na mesma tentação e hoje encontramos decks de madeira de cimento, muros de pedra de cimento (fica as vezes meio ridículo supor que a natureza teria produzido tantas pedras naturais iguaizinhas), placas cimentícias que instaladas imitam muros de concreto aparente, e muito mais. Quanto tempo esta arquitetura vai durar? Um produto natural, quando bem usado, sempre envelhecerá bem, junto com a construção. Madeira, pedra, bambu, palha e argila, por exemplo, são amostras de materiais naturais que há séculos viabilizam construções com elegância e dignidade.

Conheça um pouco mais de alguns materiais naturais e opções de como utilizá-los de forma mais sustentável:
1. Madeira
A madeira é provavelmente o material natural mais utilizado na arquitetura, tanto no interior quanto no exterior dos projetos. Cada vez a sociedade dá mais importância para a sua procedência. A madeira é uma fonte renovável se considerarmos as práticas de reflorestamento, entretanto, o desmatamento ainda é bastante presente. Por isso, é importantíssimo saber a origem do material, além de procurar por madeiras de reflorestamento. Hoje as grandes indústrias de madeira oferecem pisos “engenheirados”, alguns com garantia e durabilidade maior que a madeira bruta. Pode ser usada para revestimento de pisos, paredes e forros. A TerraTile é a única representante da Indusparquet em Belo Horizonte. A Indusparquet é a maior e melhor empresa de pisos e revestimentos do Brasil e tem certificação de toda a sua matéria prima.


2. Pedras Naturais
As pedras naturais também são muito utilizadas na arquitetura, principalmente em áreas externas, mas também em salas, banheiros e cozinhas. O mármore e o granito são dois exemplos de pedras naturais muito utilizadas nesses projetos, além do quartzo, que é uma pedra mais homogênea e pode compor de maneira elegante diversos ambientes. As pedras naturais não precisam ser utilizadas apenas em ambientes internos, como nas cozinhas e banheiros. Elas também podem compor fachadas e projetos de paisagismo. O recurso apresenta alta durabilidade, é reutilizável, retém calor e umidade, além de ter baixo custo de manutenção, ou seja, pode ser considerado um material sustentável e agrega muito requinte e beleza ao projeto.
3. Cerâmicas
A argila, material natural, pode ser vista na arquitetura em todos os espaços da construção civil, telhas, pisos, alvenarias e principalmente como revestimento. Já nos interiores, terra, barro, argila e todas as suas variantes seguem como material que nunca sai de moda. A capacidade da argila de ser moldada quando misturada com água e de endurecer após a queima permitiu que a cerâmica (do grego keramos, “argila”) estivesse presente no mundo desde os primórdios da humanidade. A cerâmica ganhou espaço e migrou do banheiro e da cozinha para outras partes da casa. O porcelanato foi o resultado de um grande desenvolvimento tecnológico, um produto que pode ter muita qualidade (existem também porcelanatos ruins) mas poucos tem um bom design. A TerraTile procura fazer uma seleção do que existe de melhor neste segmento e hoje trabalhamos com diversas indústrias nacionais e estrangeiras. Somos também representantes da Lepri, Antigua, Cerâmica Fazenda e Palimanan, ou seja, os melhores fornecedores de revestimentos naturais e artesanais. É importante ressaltar que o uso de materiais naturais nem sempre remete à sustentabilidade. Por isso, é necessário ter responsabilidade e saber escolher por empresas e marcas que primam pelos processos sustentáveis na produção desses produtos e insumos, para que o efeito não seja contrário e acabe prejudicando o meio ambiente.
Conheça a Lepri Finas Cerâmicas: para fazer a diferença no seu projeto
A Terra é fonte constante de criatividade e movimento. Ao moldar a argila, a Lepri descobriu a riqueza infinita de formas e texturas dessa transformadora matéria-prima. Atualmente, a marca oferece mais de 250 produtos que elevam o seu projeto, trazendo a força da natureza para dentro dos lares e proporcionando experiências sensoriais inesquecíveis. Desde sempre, a Lepri investe no crescimento sustentável da fábrica e desenvolve tecnologias para a fabricação de produtos cada vez mais ecológicos. A marca foi reconhecida por esses esforços, recebendo prêmios e selos importantes na categoria Sustentabilidade.
Pilares da Lepri
> Sustentabilidade > Excelência > Inovação > Tradição > Exclusividade > Tato
Projetos com cerâmicas Lepri: inspirações vintages e rústicas
A decoração com cerâmica se adequa perfeitamente aos mais diferentes tipos de acabamentos e estilos, podendo ser usado de projetos mais rústicos aos mais requintados e oferecem ainda mais destaque ao ambiente. Os revestimentos em cerâmica da Lepri podem ser utilizados em áreas comuns, mas também podem ser usados em pisos e em fachadas, áreas de lazer como área de churrasco ou piscina. A Lepri conta ainda com uma possibilidade de variações de cores e estilo das coleções de seus revestimentos. Caso queira saber mais sobre o revestimento da Lepri e levar o produto para o projeto da sua casa, acesse o site da Terratile e veja as diversas opções de cerâmicas da Lepri que temos! São muitos modelos diferentes, confira todos acessando o nosso site ou acompanhando nossas postagens nas redes sociais. Venha conferir!