Ladrilhos Hidráulicos: tudo que você precisa saber sobre esse revestimento

Ladrilhos Hidráulicos: tudo o que você precisa saber sobre esse revestimento

 

 

Saiba quais são os tipos de ladrilhos, como escolher e como fazer a manutenção

Ladrilhos que também são chamados de ladrilhos hidráulicos são peças produzidas à base de cimento, quartzo, água e corantes. Essas peças são utilizadas em diversas partes do mundo para o revestimento de paredes e pisos. Produzidos de forma artesanal, os ladrilhos recebem esta denominação por não apresentar processos de queima em sua produção, que é feita pela submersão em água para a cura do concreto.

As primeiras referências da utilização do ladrilho hidráulico remontam a meados do século XIX. O material foi introduzido como uma alternativa aos revestimentos em pedra, como uma espécie de cerâmica que não necessita de cozimento, solidificada com a utilização de prensas.

Qualidade e composição do ladrilho hidráulico

O ladrilho hidráulico mantém até os dias de hoje o processo de fabricação artesanal das peças em moldes de ferro. São produzidos à base de cimento e quartzo, podem ser coloridos em até diversos tons, com muitas opções de cores, graças as variações de corantes.

O que vai diferenciar a qualidade de um ladrilho para outro é basicamente o tipo e a quantidade de quartzo presente em sua produção. É importante que o ladrilho possua em sua composição quartzos de diferentes gramaturas, inclusive alguns muito finos, conferindo a esse ladrilho uma qualidade superior, pois são estes quartzos mais finos que diminuirão a porosidade do produto acabado.

Quanto mais fina a gramatura do quartzo mais caro poderá ser esse ladrilho, mas é esta característica que resultará na qualidade final do produto.

Os ladrilhos de qualidade mais baixas substituem o quartzo mais fino por gesso em sua composição. Isso faz com esse ladrilho se torne de qualidade inferior, pois ele ficará poroso com o passar do tempo deixando-o propício para o acúmulo de sujeira e de excesso de umidade, além de fazê-lo perder a beleza em pouco tempo de uso.

Já um ladrilho com as gramaturas corretas de quartzo em sua produção tendem a ter alta resistência e durabilidade, pois o quartzo é um material duro, capaz de conferir uma qualidade superior para o revestimento e deixando a peça sempre com um aspecto polido e quanto mais antiga a peça, mais bonita ela ficará.

Manutenção do ladrilho hidráulico

Um bom ladrilho deve ser mantido com cera, principalmente quando ainda está novo, no seu primeiro ano de uso. Ele deve ser bem hidratado e impermeabilizado com uma resina com o objetivo de evitar um desgaste rápido das peças que exigirão manutenções futuras.

Procedência do ladrilho hidráulico

Mais do que cuidar apenas da manutenção do ladrilho hidráulico, é fundamental se atentar para procedência de produção desse revestimento.
Visualmente falando, o ladrilho de baixa qualidade difere-se pouco do de alta qualidade. Mas com o passar do tempo, essa diferença se torna evidente tanto pelo desgaste prematuro da peça quanto pela perda da beleza da peça.

Design e cores

O ladrilho hidráulico pode ser fabricado com uma imensa variedade de cores e texturas, permitindo composições com as mais diversas combinações.

As boas fábricas de ladrilhos sempre mantêm grades novas de desenhos que proporcionam beleza, diversidade e qualidade para a decoração dos mais diversos tipos de ambientes.

A TerraTile é uma empresa que tem renovado os desenhos de seus ladrilhos hidráulicos, mas mantém o aspecto retrô e tradicional desse revestimento, porém oferecendo uma qualidade compatível com os tempos atuais e moderno.

Na TerraTile você poderá encontrar tanto ladrilhos com motivos tradicionais como ladrilhos com estampas florais, geométricas e até mesmo os mais ousados com temáticas mais contemporâneas.

Confira todas as opções de ladrilhos hidráulicos, acessando o nosso site e conheça uma variedade de produtos exclusivos.

 

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *