Arquitetura Sustentável: crie projetos integrados à natureza

Imagem ilustrativa do 1° Lugar TerraTile
Projeto sustentável Pavilhão Praia

Quando pensamos em sustentabilidade não estamos falando de uma tendência, mas sim de uma prática necessária para a preservação e manutenção da vida.

A arquitetura não fica de fora dessa. Sustentabilidade na arquitetura significa construir ou reformar de maneira responsável, além de promover um estilo de vida que visa integração e cuidado com a natureza.

Vem conferir na prática como realizar projetos arquitetônicos integrados com a natureza e com práticas de sustentabilidade.

O que torna um projeto de arquitetura sustentável?

Também conhecida como arquitetura verde, ecológica ou eco arquitetura, a sustentabilidade na arquitetura resulta em projetos que, desde sua concepção até a finalização da obra, minimizam o impacto da construção sobre o meio ambiente e seus habitantes.

Sua principal preocupação é com o tipo de material usado e otimização dos recursos naturais, considerando as condições climáticas, hidrográficas e dos ecossistemas do entorno.

arquitetura sustentável

Como é uma casa sustentável?

Um projeto arquitetônico sustentável para casas foca na utilização de materiais e recursos naturais, sempre que possível renováveis e reaproveitáveis, além de promover uma relação saudável entre seus moradores e o meio ambiente, garantindo dessa forma bem-estar.

Materiais naturais utilizados na arquitetura sustentável

Os materiais naturais usados em projetos sustentáveis são aqueles que possuem ações para redução de danos ambientais no processo de extração da matéria-prima e fabricação.

Confira a seguir alguns dos materiais naturais que podem ser utilizados na arquitetura sustentável:

1. Pisos e revestimentos de madeira natural

A madeira é um dos materiais naturais mais importantes na hora de elaborar um projeto de arquitetura sustentável. Pois, além de serem naturais e terem durabilidade, pisos e revestimentos em madeira também oferecem conforto, são acessíveis e fáceis de instalar.

Contudo, é imprescindível que a madeira seja de origem sustentável, podendo ser madeira de demolição, proveniente de reflorestamento ou florestas manejadas, como a madeira da Indusparquet.

Madeira Carvalho Europeu

Outros tipos de produtos para o projeto também podem ser feitos de madeira de origem sustentável, como os cobogós da Ana Paula Castro, painéis ripados de madeira, bancadas e itens para decoração, por exemplo.

Ana Paula Castro Cobogó Madeira mod Listras 1 min      Cobogó - Cobogó Listras - TerraTile - Ana Paula Castro

2. Tintas e produtos para revestimentos sustentáveis

É possível fazer a escolha de tintas minerais que são ecologicamente corretas. Além de serem feitas com materiais naturais menos agressivos ao meio ambiente, elas também são ótimas para evitar alergias provenientes de mofo nas paredes.

Para um projeto que dialoga bem com a natureza as cores mais neutras são mais indicadas.

Outros produtos para revestimento como massa e primers também possuem no mercado opções sustentáveis.

 

3. Ladrilhos Hidráulicos

O processo de produção do ladrilho hidráulico é sustentável pois acontece de forma totalmente artesanal, sem emissão de gases com queima em fornos e nem gasto de energia.

Ele compõe pisos, é durável e pode ser utilizado tanto em área externa quanto interna.

4. Pastilhas de vidro sustentáveis

Outra opção de material natural para seu projeto de arquitetura sustentável é a pastilha de vidro feita a partir de vidro reciclado.

Esse tipo de material pode ser utilizado em fachadas e piscinas, possui grande durabilidade e diferentes opções de cores.

Projeto de arquitetura sustentável com integração com a natureza

 1. Plantas

Se estamos falando de natureza não podemos deixar as plantas fora desse tipo de projeto.

Vale a pena dar preferência à flora brasileira, que são plantas já adaptadas ao nosso clima.

2. Luz natural

Com o objetivo de economizar energia e valorizar ambientes, projetos sustentáveis de arquitetura incluem boa utilização da luz natural em todos os cômodos e ambientes.

3. Energia solar

Além de utilizar a luz natural para iluminar os ambientes, ela também pode ser aproveitada para gerar energia para a casa.

Uma forma sustentável de reduzir custos com a energia e ter uma fonte mais limpa de energia que traz menos impactos ambientais.

4. Água da chuva

Coletar água da chuva para utilização em diferentes setores da casa, como horta ou mesmo para o banho.

Além de também contribuir para a economia, é uma forma inteligente de utilização dos recursos naturais do entorno que não causa danos.

5. Composteria orgânica

Outra possibilidade para reduzir os impactos da obra e da rotina dos habitantes naquele ambiente é a reciclagem do lixo seco e compostagem do lixo orgânico.

Além de reduzir os resíduos, a compostagem contribui para o enriquecimento do solo de hortas e para a manutenção das demais plantas.

Vantagens de uma casa sustentável

A arquitetura sustentável traz muitos benefícios para seus projetos residenciais, entre eles:

Onde encontrar os materiais naturais para o seu projeto de arquitetura sustentável?

Agora que você já sabe da importância de um projeto arquitetônico sustentável e entendeu como utilizar recursos naturais pensando no menor impacto ao meio ambiente e seus habitantes, é hora de escolher os materiais naturais corretos. Para fazer isso, basta clicar aqui.

Compartilhe:

CONTATO E LOCALIZAÇÃO

Tel. (31) 3286-4650 | (31) 98663-0774
Email: atendimento@tile.com.br

Rua Outono 81 | Bairro Carmo Sion
Belo Horizonte-MG | CEP 30310-020

SOBRE A TERRATILE

Desde 1985.
Design, compromisso, atendimento, solução,
coerência, durabilidade, história e memória,
projetos, detalhes.

PARCEIROS

logomarca do site casoca

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

    © 2019 Todos os direitos reservados a TerraTile. Desenvolvido com por ATA COMUNICAÇÃO.