TILE

Argamassas colantes para assentamento de revestimentos cerâmicos – Parte 1

By 2 de fevereiro de 2021 No Comments
argamassas-colantes-1

INTRODUÇÃO

Como tudo que tem a ver com tecnologia, a indústria cimentícia passa por uma constante e rápida evolução. A cada ano surgem ou são aperfeiçoadas uma série de aditivos, agentes de cura, endurecedores, impermeabilizantes e selantes. Este desenvolvimento se reflete nas indústrias de argamassas para assentamentos e rejuntes. O que sabíamos há três em termos de argamassa já está muito desatualizado.

Este texto tem a intenção de apresentar as principais opções e tipos de argamassas colantes de um mercado onde cada fabricante costuma ter produtos um pouco diferenciados. As melhores indústrias de argamassa usam cimento posolâmico, onde não acontece carbonatação. A areia usada deve ter gramatura muito fina, queimada e peneirada. Estes procedimentos diminuem as possibilidades de contaminação e desenvolvimento de fungos no futuro. A TerraTile tem trabalhado principalmente com a marca Ceramfix

O sucesso e a garantia da instalação dependem em grande parte do rigor na escolha, mas também no cuidado com o preparo e aplicação da argamassa. O produto deve ser sempre preparado em pequenas porções e à medida que vai sendo usado. Não se deve nunca incorporar agua na massa, a medida que ela seca. Outras instruções como o duplo sentido da aplicação, ou a aplicação na peça cerâmica e na base, devem ser rigorosamente seguidas conforme instrução das embalagens.

Quando o piso não está bem liso e nivelado, compensa financeiramente usar um revestimento auto nivelante. Estes revestimentos serão objeto de um novo texto que será apresentado em breve.

Quase todos os tipos de argamassas são produzidos nas cores branca e cinza. As brancas podem custar entre 15 e 20% mais e são necessárias para os revestimentos claros. Algumas indústrias também produzem as argamassas coloridas, sendo necessário para tanto um pedido mínimo, que normalmente não é grande.

_____________________________________________________________________________

ARGAMASSA COLANTE ACI Utilizada unicamente para revestimentos internos de cerâmicas em pequenos formatos. Está praticamente fora do mercado, pois sua diferença de preço para a argamassa ACII é muito pequena.

ARGAMASSA COLANTE ACII Para revestimento cerâmico. Se for para assentar uma cerâmica comum, serve para uso interno e externo, se for porcelanato apenas para áreas internas. É preciso ver a especificação do fabricante, alguns aceitam dimensões de até 80×80cm.  pisos e revestimentos.

Pode ser usada também para instalação de piso sobre piso internamente. Neste caso outros cuidados são necessários e será tratado em outro blog.

ARGAMASSA COLANTE ACIII Para porcelanatos de grandes formatos (até 1,5m x 1,5m) e piso sobre piso externo. Alguns fabricantes recomendam, nestes casos o uso de um primer. Usado também para fachadas e piscinas. Pode ser usado para pisos cimentícios, mas sempre na cor branca. Existe também a opção da mesma argamassa com colagem rápida, em apenas 3 horas para liberar o piso para rejunte e uso. Alguns fabricantes, como a CERAMFIX substituem a argamassa ACIII por diferentes argamassas chamadas MultiPorcelanatos interno, externo, ArgaPlus, ACIII Duo Tecch e Arga Super formatos Especiais e Pedras especiais , etc.

ARGAMASSA COLANTE PARA PORCELANATOS ESPECIAIS Para porcelanatos slim e grandes formatos de até 3m x 1,60m. Normalmente dispensam a dupla colagem ou o primer, no caso do assentamento sobre outro piso, mesmo que em áreas externas.

ARGAMASSA DUO-TECH CERAMFIX A mesma argamassa, adicionando quantidades diferentes de agua, oferece duas aplicações distintas. Com menos agua o assentador garante uma ótima tixotropia (baixo deslizamento) ao assentar revestimentos em parede. Colocando mais agua se consegue uma massa mais fluida para assentamento de porcelanatos slim com ótima trabalhabilidade. As diferentes proporções de agua são indicadas na embalagem.

ARGAMASSA COLANTE PARA PISOS E REVESTIMENTOS CIMENTICIOS. É muito comum o surgimento de manchas e eflorescências nas peças cimentícias, nos mármores e nos granitos. Existem hoje argamassas QUE GARANTEM com proteção contra estas manchas.

ARGAMASSA COLANTE PARA PEDRAS ESPECIAIS Indicadas para o assentamento de pedras vulcânicas tipo Hijau ou Hitan, para pedra agua marinha da Palimanan, funcionando bem inclusive para assentamento em piscinas e oferecendo também garantias contra eflorescências.

Deixe um Comentário