TerraTile premia arquitetos no 1º Prêmio Jovens Arquitetos TerraTile

Imagem ilustrativa do 1° Lugar TerraTile

Conheça quais foram os projetos premiados dessa primeira edição

 

A primeira edição do Prêmio Jovens Arquitetos Terratile ocorreu em junho de 2022 teve o apoio da Ricam Engenharia e Casoca e visou reconhecer, apresentar e promover arquitetos talentosos emergentes, contribuindo para suas divulgações e inserções no mercado.

 

A comissão julgadora também contou com a participação do consultor do Prêmio, arquiteto Antônio Grillo, e do promotor do evento, arquiteto João Grillo, que colaboraram na organização dos trabalhos e que fizeram um breve relato sobre a reunião prévia, prevista no edital, responsável por fazer uma pré-seleção dos projetos em função de sua viabilidade construtiva, atendimento às regras do concurso, viabilidade de implantação e adequação ao projeto CASACOR Minas Gerais.

 

Foram 24 trabalhos entregues, dentre eles, 8 foram separados para discussão coletiva e, no dia 11 de junho de 2022, foram conhecidos os 3 projetos premiados.

 

Confira abaixo os projetos vencedores.  

 

1º Prêmio Jovens Arquitetos TerraTile – 2022

Comissão Julgadora 

 

Carlos Teixeira, Fernando Maculan e João Diniz

3

3º LUGAR

 

Autores: Gabriel Nardelli Araújo, Isabela Barbosa Lopes, Letícia Lopes Nascimento, Thais Alessandra Silva Mendes

 

Juntando o industrial ao artesanal, a proposta trouxe um bom contraponto à frieza da arquitetura de pavilhão. Cordas verticais funcionaram como paredes translúcidas, trazendo uma materialidade rústica bastante condizente com o programa de uma casa de praia. Da mesma forma, a modularidade da estrutura foi balanceada com elementos informais: uma rede artesanal, bancos de areia, decks de madeira e um espelho d’água, todos promovendo uma boa integração da paisagem no espaço interno.     

2

2º LUGAR

 

Autores: Victor Duarte Costa Carvalho, Luisa Calazans Guerra Lage, Thatiana Ferreira Abdo

 

A proposta arquitetônica foi notável por promover, de forma dinâmica e permeável, a articulação espacial da casa com o entorno, trazendo um fragmento da paisagem para seu interior.

1

1º LUGAR

 

Autores: Ramon Dupláa Soares Pinheiro de Araujo Moreira, Caio Faria Camargos Vieira, Vinícius Lima Árabe Fonseca

 

A proposta se destacou por sua leveza e significativo resultado formal. O projeto se sobressaiu também por sua simplicidade, pelo uso de poucos materiais com características ecológicas, possibilidade de rápida execução, desmontabilidade e reaproveitamento, características que se adequam bem ao caráter efêmero da CASACOR. 

 

Confira todos os ganhadores na 27ª edição do CASACOR Minas que será realizada no Palácio das Mangabeiras, em Belo Horizonte, do dia 16 de agosto ao dia 25 de setembro. 

 

CASACOR Minas 2022 – Palácio das Mangabeiras

 

O local se destaca por abrigar uma área ao ar livre com mais de 12 mil metros quadrados, sendo que a maior parte dos ambientes estará concentrada nas áreas externas. As visitas deverão ser agendadas em horário pré-estabelecido, visando controle de acesso e a segurança do público. 

 

O tema escolhido para este ano, “Infinito Particular”, faz referência às casas biográficas que vão muito além dos estilos. Os curadores da CASACOR, Livia Pedreira, Pedro Ariel Santana e Cris Ferraz, chegaram até esta temática amparados em pesquisas de tendências que analisam o comportamento e a demanda das pessoas em relação ao estilo de morar. Desta forma, esta edição convida o elenco da mostra a refletir sobre a necessidade de projetar ambientes que priorizem o bem-estar físico, mental e espiritual, a harmonia, o equilíbrio e o conforto. 

 

A proposta de resgatar edifícios antigos e históricos não é nova para Julina Grilo, Eduardo Faleiro e João Grilo, trio que está, hoje, à frente da CASACOR Minas Gerais, mostra criada em 1995 por João Grillo e Ernesto Lolato.  

 

Na última a edição de CASACOR, a organização comemorou a conquista com atividades no Museu de Arte da Pampulha, reativando temporariamente o café e o restaurante do local, além eventos na Casa do Baile e o Iate Tênis Clube. Estas ações tornaram a edição 2016 emblemática. 

 

Não deixe de acompanhar aqui o nosso blog, tudo sobre a 27ª edição do CasaCor Minas! 

Compartilhe:
Fale conosco