Ladrilho Hidráulico: sua importância na hora de construir ou reformar

ladrilho hidráulico

Ladrilhos Hidráulicos: sua importância na hora de construir ou reformar

O ladrilho hidráulico e o azulejo são revestimentos importantes e estão quase sempre presentes nas residências brasileiras. Mas devido à semelhança de utilização e formatos, eles são confundidos por muita gente e algumas vezes, vistos como a mesma coisa! Mas não é bem assim! Os revestimentos são diferentes e terão resultados diferentes no acabamento da sua obra!

Para que você não cometa esse trágico erro, a TerraTile vai explicar quais são as diferenças para que você não confunda mais!

Ladrilho Hidráulico e Azulejos

Os ladrilhos hidráulicos são sempre de cimento, e bastante utilizados na sinalização de vias públicas, calçadas e principalmente no momento de decorar um ambiente, podendo ser usados em pisos e paredes.

Os moldes do ladrilho hidráulico são confeccionados em bronze e feitos especialmente para cada categoria de desenho e cores que serão utilizadas. Esses moldes são organizados em uma fôrma de ferro, que terá o intuito de criar as bordas das cores do ladrilho hidráulico.

Após esse processo, acontece o preenchimento do molde, uma parte extremamente delicada que exige um trabalho manual cuidados, pois cada parte do molde de bronze é preenchida com uma mistura líquida com pigmentação das cores que os ladrilhos terão ao final do processo. E para garantir que os líquidos não se misturem, todo este processo é feito de forma individualizada com as camadas adicionadas uma de cada vez.

31

Depois que todas as camadas estiverem preenchidas, o molde é retirado e a superfície colorida é coberta com uma mistura seca. Em seguida o ladrilho é prensado em uma prensa hidráulica que funciona como uma espécie de fixador, consolidando as diferentes camadas. Esta é uma das etapas mais importantes para a garantia da qualidade e durabilidade de cada ladrilho hidráulico. Após todo esse processo, a peça deve permanecer em descanso por 24 horas de modo a garantir uma primeira secagem.

Em seguida começa a etapa da cura, onde o ladrilho primeiramente é mergulhado em água por no mínimo outras 24 horas, dando assim o início ao processo de cristalização do cimento, que deverá prosseguir em sua cura pelas próximas 4 semanas na sombra e mantidos sempre umedecidos. Somente após essa etapa eles estarão prontos para uso.

Ladrilho Hidraulico

Já o azulejo é um tipo de cerâmica, feito a base de caulim (massa branca). Possui enorme importância histórica e está presente em diferentes obras ao longo da história da arquitetura e do design, usados até os dias atuais, sejam eles exclusivos, clássicos ou modernos. O azulejo só pode ser usado em parede e sua praticidade se deve a uma camada de esmalte cristalino que dá o acabamento da peça. Este acabamento é necessário pois o uso dessa peça se faz em cozinhas ou locais onde o revestimento necessita passar por constante limpeza.

Bem cuidados e quando usados em área interna, os azulejos não terão prazo de validade e não necessitarão de grandes manutenções além da limpeza. Já em áreas externas, os azulejos podem sofrer diferentes reações devido ás intempéries, às grandes variações de temperatura que podem acontecer de maneira brusca e até mesmo de poluição, o que pode fazer com que tenham que ser substituídos.

Quer conhecer os melhores ladrilhos hidráulicos de Belo Horizonte? Quer ver painéis com os mais lindos azulejos? Conheça a TerraTile e veja a grande variedade de peças exclusivas.
Estamos localizados na Rua Outono, número 81, bairro Carmo em Belo Horizonte!

Compartilhe:
Fale conosco