É impossível falar de CASACOR Minas 2024 sem falar da TerraTile, isso porque a mostra foi trazida para Minas Gerais por João Grillo, diretor da Terra, e Ernesto Lolato, em 1995. Considerada a maior mostra de arquitetura, design de interiores e paisagismo do estado, o tema do evento deste ano é “De presente, o agora” que busca abordar ancestralidade, legado e contemporaneidade.
Assunto que coincide com o momento da TerraTile que chega aos seus 40 anos, tempo esse que é repleto de histórias sobre as mudanças que vimos acontecer e fizemos parte no modo de construir, decorar e morar do povo mineiro. Vamos juntos revisitar alguns dos momentos dessa história até chegarmos na edição da CASACOR Minas 2024 e entender o que esperar da edição deste ano.
O início da TerraTile
O ano era 1984 quando João Grillo montou junto com o irmão Antônio Grillo, também arquiteto e Dante Lapertosa Neto, a Oficina Cerâmica Terra. Posteriormente, João assumiu o empreendimento, dando origem à TerraTile, que ele ainda hoje lidera.
Nesse período João também participou da organização de eventos do IAB (Instituto de Arquitetos do Brasil), além de coordenar congressos de arquitetura em cidades do interior de Minas, como Montes Claros, Uberlândia e Divinópolis. “Era muito rico porque, além de organizarmos uma exposição com o trabalho dos arquitetos locais, realizávamos várias palestras, levando convidados de BH, Rio e SP”, recorda-se. Uma das iniciativas especiais do Grupo AD, do qual João era parte incluía o aluguel de um Fokker 100, um avião comercial bimotor a jato de médio porte, para levar arquitetos e decoradores em visitas à CASACOR São Paulo, nos primeiros anos do evento, há mais de 30 anos atrás.
E foram entre viagens que João Grillo e Ernesto Lolato, dono da La Lampe, resolveram trazer para Belo Horizonte a franquia da CASACOR Minas.
A primeira CASACOR Minas
A primeira edição da exposição em Belo Horizonte ocorreu na sede do Arquivo Público Mineiro, um evento que ainda hoje é destacado por João Grillo como um dos mais significativos que realizaram. Embora tenham ocorrido muitas outras edições, o desafio inaugural teve um sabor único, especialmente devido a participação de um arquiteto na liderança, o que representava uma diferença em relação a outras mostras realizadas em outros estados e o fato de que a casa, originalmente construída para abrigar a comissão construtora de Belo Horizonte, estava fechada a 40 anos quando a ocuparam.
Esse início deixou uma marca tão significativa que, das 28 edições realizadas até o momento, quase 20 foram realizadas em imóveis tombados ou com indicação de tombamento. Muitos desses imóveis foram descobertos por conta própria, enquanto outros foram indicados pelo IEPHA (Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais), que em muitos momentos esteve apoiando e contribuindo com a iniciativa da mostra.
O início da CASACOR em Belo Horizonte coincidiu com uma profunda mudança no setor de decoração, que era utilizado para situações pontuais como festas ou alterações no layout de um cômodo. Com a CASACOR Minas novas formas de decorar foram apresentadas, rendendo muito material para as revistas especializadas da época. No final dos anos 1980 em Belo Horizonte, os imóveis de luxo não contratavam profissionais para fazer seus interiores, e foi a partir da mostra que surgiu uma necessidade de redecorar as casas. Isso tudo gerou um efeito em cadeia, catalisando a formação de mais profissionais da área e seus fornecedores.
O que esperar da CASACOR Minas 2024
Para celebrar os 40 anos de TerraTile na CASACOR Minas 2024 contamos com a parceria do talentoso arquiteto Felipe Soares. O espaço da TerraTile será dedicado a conversas sobre um futuro próximo – Como Será o Amanhã? E deverá falar de Inteligência Artificial, mudanças climáticas, seus impactos na arquitetura e na cidade de Belo Horizonte, sustentabilidade e mudanças no modo de viver.
A edição deste ano acontece no Espaço 356, entre os dias 06 de julho e 25 de agosto, e terá a mostra como responsável por inaugurar oficialmente este complexo que conta com ambientes abertos integrados ao paisagismo, uma vista incrível para a cidade e para a Serra do Rola Moça, e muito mais.
A CASACOR Minas será responsável por inaugurar oficialmente o local após ele ter passado por reformas que buscaram ressignificar seu uso, com o objetivo de oferecer um novo espaço de entretenimento na cidade. Seguindo a tradição de revelar ao público e chamar a atenção para a importância de uma série de edificações que integram a paisagem urbana, a TerraTile estará presente celebrando seus 40 anos revestidos de arte, legado e inovação.