Como tudo que tem a ver com tecnologia, a indústria cimentícia passa por uma constante evolução. O que sabíamos a três anos atrás já está desatualizado. A cada ano surgem ou são aperfeiçoados uma série de aditivos, agentes de cura, endurecedores e selantes. Este desenvolvimento se reflete nas indústrias de argamassas para assentamentos e de rejuntes.

Este texto tem a intenção de apresentar as principais opções de argamassas colantes de um mercado onde cada fabricante costuma ter produtos um pouco diferenciados.

 

CORES Quase todos os tipos de argamassas são produzidos nas cores branca e cinza. As brancas são um pouco mais caras e necessárias para os revestimentos claros.

ARGAMASSA COLANTE ACI Utilizada unicamente para revestimentos internos de cerâmicas em pequenos formatos. Está praticamente fora do mercado, pois sua diferença de preço para a argamassa ACII é muito pequena.

ARGAMASSA COLANTE ACII. Se for para assentar uma cerâmica comum, serve para uso interno e externo, se for porcelanato apenas para uso interno. É preciso ver a especificação do fabricante, alguns aceitam dimensões de até 80×80cm.

Pode ser usada também para instalação de piso sobre piso internamente. Neste caso outros cuidados são necessários e será tratado em outro blog.

ARGAMASSA COLANTE ACIII Para porcelanatos de grandes formatos (até 1,5m x 1,5m) e piso sobre piso externo. Alguns fabricantes recomendam, nestes casos o uso de um primer. Usado também para fachadas e piscinas. Pode ser usado para pisos cimentícios, mas sempre na cor branca. Existe também a opção da mesma argamassa com colagem rápida, em apenas 3 horas para liberar o piso para rejunte e uso.

ARGAMASSA COLANTE PARA PORCELANATOS ESPECIAIS Para porcelanatos slim e grandes formatos de até 3m x 1,60m. Normalmente dispensam a dupla colagem ou o primer, no caso do assentamento sobre outro piso, mesmo que em áreas externas.

ARGAMASSA COLANTE PARA PISOS E REVESTIMENTOS CIMENTICIOS. É muito comum o surgimento de manchas e eflorescências nas peças cimentícias, nos mármores e nos granitos. Existem hoje argamassas com proteção contra estas manchas.

ARGAMASSA COLANTE PARA PEDRAS ESPECIAIS Indicadas para o assentamento de pedras vulcânicas tipo Hijau ou Hitan, para pedra agua marinha da Palimanan, funcionando bem inclusive para assentamento em piscinas e oferecendo também garantias contra eflorescências.

 

ARGAMASSAS ESPECIAIS:

ARGAMASSA COLANTE E REJUNTE PARA PASTILHAS – Ao mesmo tempo assenta e rejunta as pastilhas. Servem para pastilhas de porcelana e vidro, servem também para bricks de cerâmica e algumas marcas recomendam este produto para cobogós. Algumas fabricas diferenciam a opção par áreas interna/externa e piscinas.

ARGAMASSA COLANTE PARA BLOCOS DE VIDRO.

ARGAMASSAS DUO TECH – A Ceramfix tem uma argamassa especial tipo ACIII De E para assentamentos especiais de placas de grandes formatos, uso externo, com elevada flexibilidade, aderência e resistência mecânica. A tecnologia desta argamassa permite o seu uso com mais agua, tornando-a mais fluida e ideal para porcelanatos slim.

ARGAMASSAS REFRATÁRIAS – Os porcelanatos são queimados em temperaturas que ultrapassam os 1350 *, podendo, portanto ser usados ao lado de churrasqueiras, lareiras, etc. Nestes casos é fundamental o uso de argamassa refratária.

ARGAMASSA COBOFIX. Produzida pela quartzobrás especialmente para cobogós.

Leave a Reply